Labilidade Emocional
A Labilidade emocional ou Instabilidade Afetiva é um estado especial em que se produz a mudança rápida e imotivada do humor ou estado de ânimo, sempre acompanhada de extraordinária intensidade afetiva.

Esta forma súbita de reagir diante dos estímulos do meio exterior revela pessoas incapazes de controlar a in-tensidade de suas reações.

Dizia Bleuler que as crianças podem ser comparadas aos idosos com razão, porque normalmente são emocionalmente instáveis. Nos idosos ou nas crianças, os sentimentos aumentam com facilidade, não duram muito e desaparecem facilmente. A labilidade afetiva é também algo comum em casos avançados de Transtorno Afetivo Bipolar ou nos pacientes com essa doença e considerados rápidos cicladores.

Kurt Schneider descreve um tipo de Transtorno de Personalidade caracterizado essencialmente pela labilidade afetiva. Admite que é possível observar uma forma de personalidade, na qual, embora o estado de ânimo permanente não seja de tipo depressivo, existe tendência periódica a reações depressivas intensas, com os traços fundamentais de mau humor e irritabilidade. Hoje em dia chamamos esses pacientes de ciclotímicos e distímicos. Nos quadros demenciais observamos também grande labilidade afetiva, a qual se exterioriza através de queixas, lamentações constantes e choro fácil.