Disforia

Disforia é uma mudança repentina e transitória do estado de ânimo, tais como sentimentos de tristeza, pena, angústia. É um mal estar psíquico acompanhado por sentimentos depressivos, tristeza, melancolia e pessimismo.

Na depressão emocional há o chamado afeto disfórico, com estado de ânimo disfórico persistente, contínuo e intenso. Não obstante, a Disforia (não o afeto disfórico) pode existir transitoriamente em pessoas sem a doença depressiva.

Entre os quadros de Disforia existe um tipo específico chamado de Transtorno Disfórico Pré-Menstrual. O Transtorno Disfórico Pré-Menstrual acomete entre 3% e 8% das mulheres durante seus anos reprodutivos, segundo estimativas internacionais. Esse quadro representa um subtipo da Síndrome Pré-Menstrual, no qual as manifestações são mais graves e mais numerosas e em que predominam as alterações do humor e do comportamento. Para a formulação de um diagnóstico de Transtorno Disfórico Pré-Menstrual é necessário que ocorra importante alteração do humor (irritabilidade, tristeza, ansiedade ou labilidade afetiva), além de um quadro clínico cause prejuízo nas atividades ocupacionais, conflitos nos relacionamentos interpessoais ou isolamento social; e que a maioria dos ciclos dos últimos 12 meses tenha tido expressivos sintomas.

Outro quadro mais específico de Disforia é aquela que se manifesta quando existe depressão na Esquizofrenia. Quando a depressão ocorre na fase de estabilidade da esquizofrenia, isto é, depois de terem passado os sintomas psicóticos mais proeminentes, ela pode representar um quadro afetivo disfórico associado, uma depressão secundária ou um estado de sofrimento moral.

Esta Disforia Aguda que se manifesta na Esquizofrenia surge como uma associação de depressão e ansiedade simultaneamente. Em geral esta Disforia está relacionada a um fator estressante desencadeante, portanto, tanto pode seguir a um Episódio Esquizofrênico Agudo e regredir em até 3 semanas, ou pode, como acontece mais comumente, anteceder em alguns dias um próximo Episódio Esquizofrênico Agudo. Para pacientes já diagnosticados como esquizofrênicos o surgimento de Disforia deve servir como alerta para a eclosão de um novo surto agudo.