Cingulado, Giro

O Giro Cingulado é uma região do cérebro situada na face medial (central), entre o sulco cingulado e o corpo caloso, que é um feixe nervoso que liga os 2 hemisférios cerebrais. O Giro Cingulado faz parte do Tálamo, e este do Sistema Límbico, que é o grande controlador das emoções.

Recentes estudos de estimulação e de neuroimagem funcional (SPECT) em animais e humanos, incluindo pacientes com lesões cerebrais focais, demonstraram que a Amígdala, o Córtex Insular e o Núcleo Caudado participam do processo de identificação do significado emocional dos estímulos, enquanto que o córtex pré-frontal ventrolateral, o córtex orbitofrontal, o córtex insular, o Giro Cingulado anterior, a amígdala e o estriado participam da resposta afetiva diante desses estímulos. A regulação afetiva e comportamental, por sua vez, é desempenhada pelo córtex pré-frontal dorsolateral e dorsomedial, pelo hipocampo e pelo Giro Cingulado anterior dorsal.

A importância dos núcleos do Tálamo na regulação do comportamento emocional possivelmente decorre , não de uma atividade própria , mas das conexões com outras estruturas do Sistema Límbico. O núcleo dorso-medial conecta com as estruturas corticais da área pré-frontal e com o Hipotálamo.

Os núcleos anteriores ligam-se aos corpos mamilares no hipotálamo (e através destes , via fornix, com o hipocampo) e ao Giro Cingulado. Há ainda muito por conhecer a respeito desse giro, mas sabe-se que a sua porção frontal coordena odores e visões com memórias agradáveis de emoções anteriores. Esta região participa ainda, da reação emocional à dor e da regulação do comportamento agressivo.

A ablação (retirada) do Giro Cingulado (cingulectomia) em animais selvagens, domestica-os totalmente. A simples secção de um feixe desse giro (cingulomia), interrompendo a comunicação neural do circuito de Papez, reduz o nível de depressão e de ansiedade pré-existentes.

Veja mais no texto Cérebro e Agressão.