Ciclotimia (Personalidade Ciclóide)

Ciclotimia ou Humor Ciclotímico é um tipo de característica afetiva, ou seja, um traço afetivo (ou do humor) que se caracteriza por oscilações entre extremos depressivos e eufóricos, mas não suficientemente grave para que se faça um diagnóstico de Transtorno Afetivo Bipolar.

Na CID.10 existe a classificação de Transtornos Persistentes do Humor, onde se inclui a Ciclotimia e a Distimia. São transtornos ditos persistentes porque dizem respeito a determinados tipos (traços) de personalidade, com características que persistem por anos e, por vezes, durante a maior parte da vida adulta do paciente, podendo levar à sofrimento e à incapacidade. Em certos casos, episódios maníacos ou depressivos recorrentes ou isolados podem se superpor a um transtorno afetivo persistente.

Na Ciclotimia há instabilidade persistente do humor que comporta numerosos períodos de depressão ou de leve exaltação, porém, como dissemos, não suficientementes graves ou prolongados para ser considerados como Transtorno Afetivo Bipolar (F31) ou mesmo um Transtorno Depressivo Recorrente (F33). Esse tipo ciclotímico de transtorno se encontra, freqüentemente, em familiares de pacientes que apresentam um transtorno afetivo bipolar. Algumas pessoas ciclotímicas apresentarão elas próprias ulteriormente um transtorno afetivo bipolar.

O CID.10 recomenda que a Ciclotimia seja sinônimo de Personalidade Ciclóide, Personalidade Ciclotímica ou de Transtorno Afetivo da Personalidade. Da mesma forma, o DSM.IV considera a característica essencial do Transtorno Ciclotímico, uma perturbação crônica e flutuante do humor, envolvendo numerosos períodos de sintomas hipomaníacos (de euforia) e numerosos períodos de sintomas depressivos.

Os sintomas hipomaníacos que fazem parte da Ciclotimia, têm número, gravidade, abrangência ou duração insuficientes para a satisfação dos critérios para um Episódio Maníaco, e os sintomas depressivos têm número, gravidade, abrangência ou duração insuficientes para a satisfação dos critérios para um Episódio Depressivo Maior.

Voce pode ver mais sobre Ciclotimia em:
Ciclotimia e Distimia no DSM.IV e CID.10
Distimia no texto de PsiqWeb para Depressão

Pode ver também sobrre Episódios de Euforia e de Depressão em:
Transtorno Afetivo Bipolar na CID.10, no DSM.IV e no texto de PsiqWeb sobre Depressão.