Habilidades escolares, Transt. Desenvolvolvimento
CID 10

TRANSTORNOS DE DESENVOLVIMENTOS DAS HABILIDADES ESCOLARES

 

São transtornos nos quais as modalidades habituais de aprendizado estão alteradas desde as primeiras etapas do desenvolvimento. O comprometimento não é somente a conseqüência da falta de oportunidade de aprendizagem ou de um retardo mental, e ele não é devido a um traumatismo ou doença cerebrais.

 

F81.0 Transtorno específico de leitura

 

A característica essencial é um comprometimento específico e significativo do desenvolvimento das habilidades da leitura, não atribuível exclusivamente à idade mental, a transtornos de acuidade visual ou escolarização inadequada. A capacidade de compreensão da leitura, o reconhecimento das palavras, a leitura oral, e o desempenho de tarefas que necessitam da leitura podem estar todas comprometidas.

 

O transtorno específico da leitura se acompanha freqüentemente de dificuldades de soletração, persistindo comumente na adolescência, mesmo quando a criança haja feito alguns progressos na leitura. As crianças que apresentam um transtorno específico da leitura tem freqüentemente antecedentes de transtornos da fala ou de linguagem. O transtorno se acompanha comumente de transtorno emocional e de transtorno do comportamento durante a escolarização.

Dislexia de desenvolvimento

Leitura especular

Retardo específico da leitura

Exclui: 

alexia SOE (R48.0)

dificuldades de leitura secundárias a transtornos emocionais (F93.-)

dislexia SOE (R48.0)

 

F81.1 Transtorno específico da soletração

 

A característica essencial é uma alteração específica e significativa do desenvolvimento da habilidade para soletrar, na ausência de antecedentes de um transtorno específico de leitura, e não atribuível à baixa idade mental, transtornos de acuidade visual ou escolarização inadequada. A capacidade de soletrar oralmente e a capacidade de escrever corretamente as palavras estão ambas afetadas.

Retardo específico da soletração (sem transtorno da leitura)

Exclui:

agrafia SOE (R48.8)

dificuldades de soletração:

·    associadas a transtorno da leitura (F81.0)

·    devidas a ensino inadequado (Z55.8)

 

F81.2 Transtorno específico da habilidade em aritmética

 

Transtorno que implica uma alteração específica da habilidade em aritmética, não atribuível exclusivamente a um retardo mental global ou à escolarização inadequada. O déficit concerne ao domínio de habilidades computacionais básicas de adição, subtração, multiplicação e divisão mais do que as habilidades matemáticas abstratas envolvidas na álgebra, trigonometria, geometria ou cálculo.

Acalculia de desenvolvimento

Discalculia

Síndrome de Gerstmann de desenvolvimento

Transtorno de desenvolvimento do tipo acalculia

Exclui:

acalculia SOE (R48.8)

dificuldades aritméticas:

·    associadas a um transtorno da leitura ou da soletração (F81.3)

·    devidas a ensino inadequado (Z55.8)

 

F81.3 Transtorno misto de habilidades escolares

 

Categoria residual mal definida de transtornos nos quais existe tanto uma alteração significativa do cálculo quanto da leitura ou da ortografia, não atribuíveis exclusivamente a retardo mental global ou à escolarização inadequada. Deve ser utilizada para transtornos que satisfazem aos critérios tanto de F81.2 quanto aos de F81.0 ou F81.1.

Exclui:

transtorno específico (de) (das):

·    leitura (F81.0)

·    habilidades aritméticas (F81.2)

·    soletração (F81.1)

 

F81.8 Outros transtornos do desenvolvimento das habilidades escolares

 

Transtorno de desenvolvimento da expressão escrita

 

F81.9 Transtorno não especificado do desenvolvimento das habilidades escolares

 

Incapacidade (de):

·    aprendizagem SOE

·    aquisição de conhecimentos SOE

Transtorno de aprendizagem SOE