Transtornos Esquizoafetivos
CID 10

F25 Transtornos esquizoafetivos

Trata-se de transtornos episódicos nos quais tanto os sintomas afetivos quanto os esquizofrênicos são proeminentes de tal modo que o episódio da doença não justifica um diagnóstico quer de esquizofrenia quer de episódio depressivo ou maníaco. Outras afecções em que os sintomas afetivos estão superpostos a doença esquizofrênica pré-existente ou coexistem ou alternam com transtornos delirantes persistentes de outros tipos, são classificados em F20-F29. Os sintomas psicóticos que não correspondem ao caráter dominante do transtorno afetivo, não justificam um diagnóstico de transtorno esquizoafetivo.

F25.0 Transtorno esquizoafetivo do tipo maníaco

Transtorno em que tanto sintomas esquizofrênicos quanto maníacos são proeminentes de tal modo que o episódio da doença não justifica um diagnóstico quer de esquizofrenia quer de episódio maníaco. Esta categoria deveria ser usada tanto para um único episódio, quer para classificar um transtorno recorrente no qual a maioria dos episódios são esquizoafetivos do tipo maníaco.

Psicose:
· esquizoafetiva, tipo maníaco
· esquizofreniforme, tipo maníaco

F25.1 Transtorno esquizoafetivo do tipo depressivo

Transtorno em que os sintomas esquizofrênicos e os sintomas depressivos são proeminentes de tal modo que o episódio da doença não justifica o diagnóstico nem de esquizofrenia nem de um episódio depressivo. Esta categoria deve ser utilizada para classificar quer um episódio isolado, quer um transtorno recorrente no qual a maioria dos episódios são esquizoafetivos do tipo depressivo.

Psicose:
· esquizoafetiva, tipo depressivo
· esquizofreniforme, tipo depressivo

F25.2 Transtorno esquizoafetivo do tipo misto
Esquizofrenia cíclica
Psicose esquizofrênica e afetiva mista

F25.8 Outros transtornos esquizoafetivos

F25.9 Transtorno esquizoafetivo não especificado
Psicose esquizoafetiva SOE